domingo, 5 de julho de 2015

VIDA MARIA



Na trama, Maria José é obrigada a largar o sonho de poder estudar – considerado “uma perda de tempo”- para auxiliar nos afazeres domésticos, priorizando assim o sustento familiar. Essa atitude a coloca nas mesmas condições das outras Marias que já existiram e das que ainda virão.

O curta-metragem do diretor Márcio Ramos foi contemplado com mais de quarenta prêmios, entre eles: Prêmio Especial, no Anima Mundi ;  Melhor Filme Nordestino, no Curta-se – Festival;  Melhor Animação, no Tudo sobre Mulheres em 2007;  Melhor Filme no Entretodos – Festival de Curtas-Metragem de Direitos Humanos, em 2007.  


28 comentários:

  1. Olá, meninos e meninas!
    Após assistirem comentem sobre o curta Vida Maria.

    ResponderExcluir
  2. Ao mesmo tempo eu acho triste e alegre,pois ela gostaria de estudar mas não tem como por que tem que fazer suas obrigações em casa.
    Mariana 6 serie 7 ano A

    ResponderExcluir
  3. eu achei a historia muito legal ao mesmo tempo eu achei triste por que ela queria estudar mais n podia por que estava fazendo seus deveres em casa . sara rebeca 7 ano A

    ResponderExcluir
  4. A minha opinião sobre o vídeo é que a falta de orientação de Maria impediu a educação de sua linhagem de Marias.

    Beatriz Reis 6 serie 7 ano A

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu achei meio alegre e triste au mesmo tempo mas eles podia orientar a nem na para estuda mesmo que não tivesse muito tempo mas que fizesse isso Vitor cavalcante
    7-ano-a

    ResponderExcluir
  7. Eu acho a historia de Maria muito sofredora, pois ela é uma garota que teve que parar de estudar, para fazer os afazeres de casa, e isso vai sendo um costume desde da linhagens das Marias , Isso é fato que acontece no dia a dia, Carla Beatriz, 6-Serie , 7-Ano

    ResponderExcluir
  8. Eu achei essa historia muito triste por que ela gostaria de estudar,mas não pode e assim vai passando de Maria a Maria como era antigamente não só foi com as Marias mas com outras pessoas
    Amanda de Jesus 6 serie 7 ano A

    ResponderExcluir
  9. ela fez a mesma coisa que a mae dela nao deixar a menina estudar everton 5 serie 6 ano A

    ResponderExcluir
  10. Eu achei a historia muito triste por que maria não estudava por causa da mãe dela ela só fazia deveres de casa
    Sabrina 6 serie 7 ano A

    ResponderExcluir
  11. Eu achei a história de Maria José muito triste porque ela gostava de estudar mais a mãe dela não deixava ela estudar so ficava mandando ela fazer os deveres domésticos: Alandelon 7 ano A

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. A falta da educação prejudica qualquer cidadão. Maria poderia ter estudado ,ter uma formação, ter uma boa condição de vida. Com o estudo talvez ela não tivesse a quantidade de filhos ,pois pensaria mas no estudo nas condições de vida . Maria José fez com sua filha Lourdes o que sua mãe fez com ela.

    Andrey de souza
    Serie: 6ª Turma: A Turno: Matutino

    ResponderExcluir
  14. Eu entendi que a mãe de Maria não deixou com que ela tivesse uma educação, isso fez com que ela perdesse a oportunidade de ser alguém na vida e ficasse trabalhando em casa desde cedo.
    O tratamento da mãe de Maria fez com que ela repetisse a mesma história com sua filha.

    Davi Souza Borges
    7°ano B
    Classe IV

    ResponderExcluir
  15. Eu entedi, que a mae de Maria José não deixou a Maria José ter uma educaçao normal, pra ajudar ela em casa. e Maria José fez o mesmo com a filha dela Ludes.

    Marlon Silva Dultra

    7ª ano c

    Matutino

    ResponderExcluir
  16. Eu entedi, que a mae de Maria José não deixou a Maria José ter uma educaçao normal, pra ajudar ela em casa. e Maria José fez o mesmo com a filha dela Ludes.

    Marlon Silva Dultra

    7ª ano c

    Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei mt triste essa historia :/ dela da vida poxa! pq ela não pode ter um futuro melhor, Sua criação não foi boa o bastante maria sempre aprisionada com os afazeres de casa, nem pode estuda para ter uma vida melhor de vida muito triste mesmo criação q a mãe dela deu a ela foi a mesma que ela da aos filhos principalmente para filha dela ludes isso empatou os sonhos e a infancia das outras maria foi isso q entendir.(Suellen do 7º ano A)

      Excluir
  17. eu entendi que alem de cumprir com minhas obrigaçoes eu tenho que estudar Ana lucia 7a matutino

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Eu entendi que a mesma coisa que a mãe de Maria Jose fez com ela quando era pequena, Maria Jose fez o mesmo com a filha dela Lurdes.
    Eu achei essa história muito triste, por que na época que Maria era pequena não podia brincar ,estudar... Ela podia ter um belo futuro pela Frente.
    Bianca De Almeida Pereira 6° A - Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela não tinha uma vida boa
      victor samir alves da silva 6 ano A

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Eu gostei muito .a filha fez o mesmo que a mae

    ResponderExcluir
  23. Percebe - se que a exploração do trabalho infantil vem de geração em geração.
    Algumas mães de antigamente, não agravando a todos, preferiram que as filhas fizessem atividades domésticas ao invés de estudar devido a falta de condição e a grande ignorância em relação a educação, além da sociedade passar que as mulheres, tem a Obrigação de fazer essas atividades.
    Como no vídeo a mãe de Maria José fez a filha passar por isso, porque a mãe dela fez o mesmo com ela e assim sucessivamente.
    O fato é que, o que nossos pais passam para nós, acabamos passando para o nossos filhos também.
    Eduarda Almeida de Jesus
    7 ano c - Matutino

    ResponderExcluir
  24. Nossa muito triste eu entendir que maria não teve uma criaçao correta por isso não teve seus sonhos correspondidos...

    ResponderExcluir